Tuesday, October 27, 2009

Reds

Reds - Yumeno Makoto

Os mangás shoujo têm alimentado bastante o mercado de produtos nipônicos no Brasil. Porém as séries que chegam por aqui são sempre as que caem no gosto popular, ou aquelas que conseguem sucesso com uma adaptação em anime. É difícil virem mangás desconhecidos e ainda mais quando se trata de mangás curtos com apenas um volume. Porque esse único volume é responsável pelo sucesso total ou o completo fracasso, arriscado demais para algumas editoras nacionais. A solução que os fãs de produtos pouco conhecidos encontram é a busca desse material pela internet, que geralmente são traduzidos por equipes formadas por outros fãs. Reds é um mangá volume único e com apenas três capítulos, de autoria de Yumeno Makoto, e publicado originalmente na 15ª edição da revista Shoucomi em 1995.

Na história temos um trio formado por dois garotos e uma garota, e o que isso tem de excepcional? O fato de eles terem o mesmo nome, Hiiro Takumi. Movidos por um mal entendido que os leva a sala de diretoria da escola onde estudam, eles acabam se conhecendo e desenvolvendo uma amizade, que não tardiamente se torna um inevitável triângulo amoroso. Com o objetivo de não se confundirem e evitarem mais mal entendidos (que se revelam inevitáveis) eles se nomeiam: Hiiro, Takumi e Mametaku (que significa feijão saltador, torna-se a nomeação da garota). No decorrer dos fatos vemos a constante disputa pelos sentimentos de Mametaku por parte dos garotos e a confusão que assola a mente da garota em relação aos amigos.

Eles se conhecem num verão, e em meio às diversões Mametaku descobre que Hiiro é um exímio pianista enquanto Takumi é o melhor jogador de basquete. Nessas tardes de jogos do trio intitulado Reds (que é uma tradução do inglês para Hiiro), eles desenvolvem a amizade carregada de desejos implícitos que, com tempo, tornam-se explícitos, alguns cedo outros tarde demais. Os personagens são colocados em ações que ocorrem rapidamente, mas que deixam claro o que é necessário para o leitor visualizar o propósito do mangá.

Com traço limpo e bonito, típico do shoujo, o mangá chega a um final inevitável, mas porque não dizer surpreendente. É fácil refletir como é difícil tomar decisões que não envolvem apenas uma pessoa, ou que não atinja apenas a si próprio. Mas como as coisas não ficam estagnadas e as outras pessoas não podem viver em torno de uma indecisão de terceiros há que se fazer escolhas, sejam elas motivadas pela razão ou emoção, cabe a cada um escolher, Reds mostra muito bem isso.

Quem quiser ler o mangá, é só fazer o Download AQUI!

Imagens:



No comments:

Post a Comment